sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ROTEIRO PARA ENTREVISTA COM O (A) GESTOR (A) DA ESCOLA



DIRETORIA ACADÊMICA
GERÊNCIA DE ENSINO

CURSO LICENCIATURA
EM PEDAGOGIA

ROTEIRO PARA ENTREVISTA COM O (A) GESTOR (A) DA ESCOLA
Caro (a) Gestor (a), Silvana Trindade Ferreira dos Santos
Gostaria de contar com a sua colaboração no sentido de responder a essa entrevista. Não é necessário se identificar, e se assim o fizer, por uma questão ética, terá a sua identidade preservada.

1. Como foi assumir a gestão dessa escola? Conte um pouco desse processo: (Você foi indicada (o) ou participou de eleição?). Como a comunidade lhe recebeu? 
Para mim é uma grande responsabilidade, pois além de responder pela parte administrativa, ainda respondo pelo pedagógico. No entanto, fico muito feliz em poder contribuir com a educação de nossas crianças e incentivar meus colegas professores. Vale dizer ainda, que meu cargo foi indicação política, já que em nosso município ainda não há eleição para a escolha do Diretor de escola e graças a Deus fui e sou muito bem recebida pela comunidade escolar.
2. Fale um pouco sobre a sua formação profissional e a relação desta com a área de gestão? 
Sou professora, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia, Neuropedagogia e Gestão Escolar, assumi em 2005 o cargo de Coordenadora desta instituição. Em 2012 assumi a direção. Gosto do que faço e faço da minha profissão uma filosofia de vida, já que, quando fazemos o que gostamos nosso trabalho flui mais e melhor. Temos que ser responsáveis naquilo que nos propomos a fazer, seja qual for a área. Se todos os profissionais pensassem assim, com certeza a educação tinha melhores resultados.
3. Você se identifica com o que faz? Pretende continuar na área quando não for mais gestor (a) educacional?
Com certeza, até porque, fiz magistério e sabia que meu trabalho não seria fácil. Sou Diretora há um ano e meio e estou nesta escola desde 2005 atuando como coordenadora. Sou professora e, portanto, continuarei na área se Deus quiser.
4. Fale um pouco da proposta pedagógica da escola? Você participou da construção da mesma? Pretende realizar alguma alteração e caso afirmativo, qual o motivo?
A Proposta Pedagógica é um instrumento de suma importância para a escola, pois é nela que são estabelecidas as metas, os objetivos, assim como as ações que vão melhorar o andamento da instituição.  Minha participação foi bastante ativa, já que fiquei responsável pela elaboração da mesma em parceria com toda a equipe escolar, pois essa Proposta deve ser construída em conjunto, é um documento da escola e, portanto, exige a participação de todos que fazem parte dela.
5. Que estilo de liderança você acredita ser adequada para a sua atuação nesta escola: autocrática ou democrática? Justifique:
Toda e qualquer empresa ou instituição deve adotar uma liderança democrática, mas democracia não significa fazer o que quiser, é preciso ter discernimento e sabedoria para exercer a verdadeira democracia.
6. Sua escola tem Conselho ou Colegiado Escolar? Em caso afirmativo, que ações foram implementadas a partir da atuação do mesmo? (seja na esfera administrativa, financeira ou pedagógica)? 
Esta escola tem Conselho Escolar e sempre que necessário este Conselho se reúne para tomar discutir e tomar decisões que sejam em prol de uma educação de qualidade.

7. Para você, o que é uma escola de qualidade?
Uma escola que atinja o maior índice de aprendizagem, já que, não adianta uma escola ultramoderna se os alunos não aprendem a ler nem escrever. 
8. Sendo assim, você classificaria a sua escola como “de qualidade”? Justifique:
Eu a considero uma escola de qualidade em parte, pois apesar de sermos uma equipe responsável, comprometida e com o IDEB acima da média projetada, ainda precisamos melhorar bastante, uma vez que, também, dependemos de fatores externos.

9. Quais os pontos mais fortes da sua gestão e os que ainda precisam melhorar no que diz respeito às três esferas da gestão: administrativo, financeiro e pedagógico?
Para que uma instituição funcione de fato, uma esfera completa a outra, assim, no geral, considero o comprometimento de toda a equipe escolar e a vontade de dar certo, os pontos fortes desta unidade escolar e a falta de compromisso por parte de algumas famílias, e o reflexo trazido por estas crianças para a escola pontos que ainda precisam melhorar.

10. Quais estratégias ou recursos estão sendo utilizados no sentido de combater os pontos fracos dessa U.E?
Fazemos encontros com as famílias quatro vezes por ano, que chamamos de projeto Família e Escola, ao final de cada unidade realizamos a reunião de pais e mestres, as professoras realizam quinzenalmente o planejamento sempre pensando em prol destas crianças que chegam à escola, completamente desmotivadas e na primeira semana de cada mês, convido os pais a comparecerem à escola, no horário que for conveniente para eles, para tirarmos dúvidas e pedir sugestões no intuito de melhorarmos o ensino e aprendizagem de nossas crianças.

11. É importante que o professor entenda sobre gestão escolar para entender melhor o gerenciamento da sua sala de aula? Justifique:
É sempre bom saber um pouco de tudo, porém é necessário que o professor tenha conhecimento e consciência do papel do professor, pois assim ele vai saber não só gerenciar sua sala de aula, como também escolher estratégias que tornem as aulas significativas para os alunos.

12. Outras informações importantes:

Normalmente os aprendentes chegam à escola às 8:00h da manhã, entram em suas respectivas salas juntamente com seus professores, cada funcionário realiza suas devidas funções, a equipe gestora se reúne para um bate papo no tocante aos acontecimentos relevantes ao ensino e aprendizagem de nossos alunos, às 9:50h é servido o lanche quando os alunos ainda estão nas salas e às 10:00h, os mesmos saem para brincar, após quinze minutos de recreio os aprendentes retornam às salas com seus professores e a equipe gestora fica cuidando de seus afazeres, que não são poucos.

13. Como você avalia o clima desta escola? O relacionamento interpessoal é bastante produtivo?
Os problemas são muitos, afinal trabalhamos com pessoas e esse fato já torna as coisas mais difíceis, porém, temos uma equipe muito boa e, por conseguinte, um ajuda ao outro na medida do possível e quando é um problema mais sério a direção recorre à Secretaria Municipal de Educação.

14 – Como a escola resolve os problemas de faltas/baixo rendimento dos professores?
Reuniões periódicas, análise dos resultados, tomadas de decisão, enfim. Volto a dizer uma escola não só é feita de diretor, ela é feita de diretor, vice-diretor, coordenador, secretário, professores, pais e alunos, somos uma família e precisamos, junto, lutar por objetivos promissores
15 – Como a escola procura resolver os problemas de falta/baixo rendimento dos alunos (as)?
Reuniões periódicas, análise dos resultados, tomadas de decisão, enfim. Volto a dizer uma escola não só é feita de diretor, ela é feita de diretor, vice-diretor, coordenador, secretário, professores, pais e alunos, somos uma família e precisamos, junto, lutar por objetivos promissores



Um comentário: