DIRETORIA ACADÊMICA
GERÊNCIA DE
ENSINO
|
CURSO LICENCIATURA
EM PEDAGOGIA
|
ROTEIRO PARA ENTREVISTA COM O (A) GESTOR
(A) DA ESCOLA
|
|
Caro (a) Gestor (a), Silvana Trindade
Ferreira dos Santos
Gostaria de contar com a sua colaboração
no sentido de responder a essa entrevista. Não é necessário se identificar, e
se assim o fizer, por uma questão ética, terá a sua identidade preservada.
|
|
1. Como foi assumir a gestão dessa escola?
Conte um pouco desse processo: (Você foi indicada (o) ou participou de
eleição?). Como a comunidade lhe recebeu?
|
|
Para
mim é uma grande responsabilidade, pois além de responder pela parte
administrativa, ainda respondo pelo pedagógico. No entanto, fico muito feliz
em poder contribuir com a educação de nossas crianças e incentivar meus
colegas professores. Vale dizer ainda, que meu cargo foi indicação política,
já que em nosso município ainda não há eleição para a escolha do Diretor de
escola e graças a Deus fui e sou muito bem recebida pela comunidade escolar.
|
|
2. Fale um pouco sobre a sua formação
profissional e a relação desta com a área de gestão?
|
|
Sou
professora, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia,
Neuropedagogia e Gestão Escolar, assumi em 2005 o cargo de Coordenadora desta
instituição. Em 2012 assumi a direção. Gosto do que faço e faço da minha
profissão uma filosofia de vida, já que, quando fazemos o que gostamos nosso
trabalho flui mais e melhor. Temos que ser responsáveis naquilo que nos
propomos a fazer, seja qual for a área. Se todos os profissionais pensassem
assim, com certeza a educação tinha melhores resultados.
|
|
3. Você se identifica com o que faz?
Pretende continuar na área quando não for mais gestor (a) educacional?
|
|
Com
certeza, até porque, fiz magistério e sabia que meu trabalho não seria fácil.
Sou Diretora há um ano e meio e estou nesta escola desde 2005 atuando como
coordenadora. Sou professora e, portanto, continuarei na área se Deus quiser.
|
|
4. Fale um pouco da proposta pedagógica da
escola? Você participou da construção da mesma? Pretende realizar alguma
alteração e caso afirmativo, qual o motivo?
|
|
A
Proposta Pedagógica é um instrumento de suma importância para a escola, pois
é nela que são estabelecidas as metas, os objetivos, assim como as ações que
vão melhorar o andamento da instituição.
Minha participação foi bastante ativa, já que fiquei responsável pela
elaboração da mesma em parceria com toda a equipe escolar, pois essa Proposta
deve ser construída em conjunto, é um documento da escola e, portanto, exige
a participação de todos que fazem parte dela.
|
|
5. Que estilo de liderança você acredita ser
adequada para a sua atuação nesta escola: autocrática ou democrática?
Justifique:
|
|
Toda
e qualquer empresa ou instituição deve adotar uma liderança democrática, mas
democracia não significa fazer o que quiser, é preciso ter discernimento e
sabedoria para exercer a verdadeira democracia.
|
|
6. Sua escola tem Conselho ou Colegiado
Escolar? Em caso afirmativo, que ações foram implementadas a partir da
atuação do mesmo? (seja na esfera administrativa, financeira ou
pedagógica)?
|
|
Esta
escola tem Conselho Escolar e sempre que necessário este Conselho se reúne
para tomar discutir e tomar decisões que sejam em prol de uma educação de
qualidade.
|
|
7. Para você, o que é uma escola de
qualidade?
|
|
Uma escola que atinja o maior índice de
aprendizagem, já que, não adianta uma escola ultramoderna se os alunos não
aprendem a ler nem escrever.
|
|
8. Sendo assim, você classificaria a sua
escola como “de qualidade”? Justifique:
|
|
Eu
a considero uma escola de qualidade em parte, pois apesar de sermos uma
equipe responsável, comprometida e com o IDEB acima da média projetada, ainda
precisamos melhorar bastante, uma vez que, também, dependemos de fatores
externos.
|
|
9. Quais os pontos mais fortes da sua gestão
e os que ainda precisam melhorar no que diz respeito às três esferas da
gestão: administrativo, financeiro e pedagógico?
|
|
Para
que uma instituição funcione de fato, uma esfera completa a outra, assim, no
geral, considero o comprometimento de toda a equipe escolar e a vontade de
dar certo, os pontos fortes desta unidade escolar e a falta de compromisso
por parte de algumas famílias, e o reflexo trazido por estas crianças para a
escola pontos que ainda precisam melhorar.
|
|
10. Quais estratégias ou recursos estão
sendo utilizados no sentido de combater os pontos fracos dessa U.E?
|
|
Fazemos
encontros com as famílias quatro vezes por ano, que chamamos de projeto
Família e Escola, ao final de cada unidade realizamos a reunião de pais e
mestres, as professoras realizam quinzenalmente o planejamento sempre
pensando em prol destas crianças que chegam à escola, completamente
desmotivadas e na primeira semana de cada mês, convido os pais a comparecerem
à escola, no horário que for conveniente para eles, para tirarmos dúvidas e
pedir sugestões no intuito de melhorarmos o ensino e aprendizagem de nossas
crianças.
|
|
11. É importante que o professor entenda
sobre gestão escolar para entender melhor o gerenciamento da sua sala de
aula? Justifique:
|
|
É
sempre bom saber um pouco de tudo, porém é necessário que o professor tenha
conhecimento e consciência do papel do professor, pois assim ele vai saber
não só gerenciar sua sala de aula, como também escolher estratégias que
tornem as aulas significativas para os alunos.
|
|
12. Outras informações importantes:
|
|
Normalmente
os aprendentes chegam à escola às 8:00h da manhã, entram em suas respectivas
salas juntamente com seus professores, cada funcionário realiza suas devidas
funções, a equipe gestora se reúne para um bate papo no tocante aos acontecimentos
relevantes ao ensino e aprendizagem de nossos alunos, às 9:50h é servido o
lanche quando os alunos ainda estão nas salas e às 10:00h, os mesmos saem
para brincar, após quinze minutos de recreio os aprendentes retornam às salas
com seus professores e a equipe gestora fica cuidando de seus afazeres, que
não são poucos.
|
|
13. Como você avalia o clima desta escola? O
relacionamento interpessoal é bastante produtivo?
|
|
Os
problemas são muitos, afinal trabalhamos com pessoas e esse fato já torna as
coisas mais difíceis, porém, temos uma equipe muito boa e, por conseguinte,
um ajuda ao outro na medida do possível e quando é um problema mais sério a
direção recorre à Secretaria Municipal de Educação.
|
|
14 – Como a escola resolve os problemas de
faltas/baixo rendimento dos professores?
|
|
Reuniões periódicas, análise dos
resultados, tomadas de decisão, enfim. Volto a dizer uma escola não só é
feita de diretor, ela é feita de diretor, vice-diretor, coordenador,
secretário, professores, pais e alunos, somos uma família e precisamos,
junto, lutar por objetivos promissores
|
|
15 – Como a escola procura resolver os
problemas de falta/baixo rendimento dos alunos (as)?
|
|
Reuniões periódicas, análise dos
resultados, tomadas de decisão, enfim. Volto a dizer uma escola não só é
feita de diretor, ela é feita de diretor, vice-diretor, coordenador,
secretário, professores, pais e alunos, somos uma família e precisamos,
junto, lutar por objetivos promissores
|
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
ROTEIRO PARA ENTREVISTA COM O (A) GESTOR (A) DA ESCOLA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
parabens
ResponderExcluir